segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Uber, pra que te quero?

"(...) aí o cara puxa uma arma pra um merda desses (...)"
Essa foi uma parte da frase que me recepcionou num táxi dias atrás. Não acho seguro pegar táxi na rua, e esse motorista se esforçou pra reforçar minha ideia, como passageiro já ouvi muita coisa absurda pra me fazer analisar os pontos de táxi e as cooperativas que utilizo mais frequentemente.
Há pouco tempo instalei o EasyTaxi e achei totalmente excelente, mesmo não tendo usado muito, pois dá pra saber onde está o carro, quem é o motorista e dá pra ver a lata do motóra antes de entrar no auto. Nas teles não tem essa possibilidade. Bom, dizem que o 99 é melhor que o Easy, mas não é pra promover marcas que eu escrevo...

O serviço de táxi é um lixo! A gente se defende como pode (usando os apps, por exemplo), mas o poder público fecha os olhos para os cartéis e se esquiva das nossas solicitações, estamos entregues ao acaso! Mas não é que o acaso ficou a nosso favor? Com a criação e disseminação dos serviços Uber like, os mafiosos cartelistas e os fiscalizadores corruptos estão com o cu na mão, seus impérios enfrentam - pela primeira vez - concorrência forte e "incontrolável". Não sou nenhum pouco a favor do Uber porque no Brasil é ilegal utilizar carro de passeio (placa cinza - particular) para esse uso comercial (placa vermelha - de aluguel), mas minha discordância para por aqui, no resto prefiro andar com alguém que, assim como eu, venha da formação de motorista do DETRAN sem que tenha frequentado a escolinha de malandragem dos taxistas (que, pra quem não sabe, existe de verdade). Veículos limpos, novos e conservados são outro atrativo dessa nova modalidade de transporte. Eu seria ainda menos a favor do Uber se a qualidade dos táxis/taxistas fosse similar e tão bem fiscalizada quanto a desses motoristas sem licença. Se tivéssemos poder sobre os taxistas como temos sobre os motoristas do Uber, que precisam manter sua qualificação positiva para continuar prestando serviço, não haveria motivo para protestos, revoltas e polêmica.

A maior colaboração desses aplicativos foi sacudir o mercado pra deixar essa ferida a mostra. Espero que, ao contrário do que está acontecendo em São Paulo, as autoridades tenham mais dificuldade de calar nosso grito de socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário